Apresentação do Projeto

O Integrar iniciou suas atividades no ano de 2013. Envolvia inicialmente os municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba, situados no meio-oeste catarinense – em uma região de colonização alemã onde a cultura dos primeiros imigrantes é preservada através do idioma, das danças, cantos, vestimentas, arquitetura, festas e gastronomia. Em 2016, a cidade de Piratuba passou a fazer parte e desde então trabalha conjuntamente com as demais cidades.

O Integrar tem como objetivo principal o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de maneira conjunta e harmoniosa. Atende a diversas como a cultura, educação, saúde, turismo, agricultura, esporte, indústria e comércio. É um projeto inovador, une municípios em prol de objetivos comuns e busca o desenvolvimento igualitário e conjunto. Desde sua criação muitas já foram às ações desenvolvidas, todas coordenadas por um comitê gestor, com presença de representantes de cada município – sob coordenação geral independente. Entre as inúmeras ações implantadas até então estão apoio através de consultorias a empreendedores locais; melhorias nos eventos festivos dos municípios; implantação de novos empreendimentos turísticos; fortalecimento de entidades, associações e cooperativa; melhoria no embelezamento urbano; criação de uma identidade própria para o projeto; divulgação do projeto e, consequentemente dos municípios; entre outras ações de cunho socioeconômico.

O Integrar tem como slogan - Um legado a muitas mãos – que traduz exatamente o que significa esse projeto diferenciado, abrangente e modificador. Vale destacar que o Integrar é hoje um roteiro turístico reconhecido pelo estado de Santa Catarina fazendo parte da Instância de Governança Vale do Contestado.

Ipira Peritiba Piratuba

Ações

As cidades de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba estão trabalhando de forma conjunta, buscando o desenvolvimento local e regional, fortalecendo instituições e apontando novas possibilidades de melhorias. A ideia é um desenvolvimento igualitário, contínuo e gradativo, gerando oportunidades e maior qualidade de vida as comunidades.

Os Municípios foram colonizados por imigrantes, em sua maioria provenientes da “colônia velha” região Sudeste do Rio Grande do Sul. Estes implantaram um sistema com base na rotação de terras, na instituição de pequenas propriedades rurais e na prática da agropecuária – associação de cultivos agrícola com pecuária, otimizando o uso do solo e da mão-de-obra familiar.

Objetivando fortalecer e impulsionar a agricultura familiar local, implementou-se as seguintes ações: Turismo Rural: Fazem parte do roteiro oito propriedades rurais as quais receberam consultoria, apoio técnico e de marketing. Apicultura: Implantação da Associação de Mel Integrada, denominada INTERMEL, composta por 20 associados/apicultores que recebe apoio técnico para estruturação e manutenção das atividades da Associação.

Integração das Cooperativas Familiares: A integração objetiva fomentar o fortalecimento, o melhoramento dos produtos ofertados e o reconhecimento da importância da agricultura familiar. Recebem consultoria e estão inseridas no roteiro turístico integrado.

Os grupos de artesãos do Integrar confeccionam diversos produtos em madeira, crochê, tricô, pinturas, bordados. São artigos relacionados às festas de Kerb e Kerbfest, produtos alusivos a Páscoa, entre outros itens de decoração e utilidades.

Algumas peças são exclusivas e carregam a cultura em sua produção. Trabalhos manuais repassados de geração em geração, hoje também são uma fonte de renda.

Os quatro municípios do Integrar foram colonizados por imigrantes alemães e italianos e cultivam até hoje seus costumes, com grande representatividade e orgulho.

A cultura alemã é a mais aparente no Integrar, desde a arquitetura de casas e prédios comerciais, as danças, a música, a gastronomia, os jardins, a religiosidade, até as conversas, tendo os dialetos alemães como os mais comuns nos municípios. Os costumes que vieram de herança são repassados às novas gerações, sem deixar no esquecimento a história de muitas mãos que buscaram e conquistaram o “tesouro” em nossas terras.

O trabalho iniciou com a identificação dos caminhos turísticos e da necessidade de ter profissionais aptos para acompanhar os grupos turísticos que chegavam aos municípios. Assim iniciou-se a preparação dos GUIAS MIRINS. A proposta está sendo desenvolvida com os alunos da rede municipal e estadual dos municípios do INTEGRAR.

Após as capacitações teóricas, visitas, workshops e treinamentos in loco os guias mirins realizaram visitas e famtour interno. Além de terem uma formação para o mercado de trabalho, cada aluno envolvido passou a conhecer melhor o município onde vive, seus atrativos turísticos, sua cultura, seu povo, sua estória e a bela que o cercam, como também as dos outros municípios do Integrar.

O esporte sempre esteve presente nas comunidades dos Municípios do INTEGRAR através do futebol de campo. Todas as comunidades grandes ou pequenas, fortes ou fracas tinham como única diversão, dos jovens e adultos, o Futebol. Grandes campeonatos locais e regionais eram realizados. Todos os jovens, do sexo masculino, jogavam no time de sua comunidade.

Como o êxodo rural e o fácil acesso dos jovens a festa, bailes o futebol foi perdendo seu espaço, os times foram deixando de existir e consequentemente os campeonatos municipais também.

O INTEGRAR está resgatando o futebol através da realização do I Campeonato de Futebol de Campo do INTEGRAR, envolvendo 08 times e aproximadamente 250 pessoas diretamente neste primeiro campeonato.

Os municípios do INTEGRAR atuam fortemente no desenvolvimento e no fortalecimento de atividades esportivas, tanto que todos mantêm atividades esportivas para todos as faixas etárias e classes sociais. Há espaço esportivos com excelente infra estrutura, como: ginásios, quadras, campos de futebol, academias de ginástica ao ar livre, locais de caminhadas, pista de bolão, cancha de bocha.

Diretoria

ALTO BELA VISTA
Gerência de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do
Município de Alto Bela Vista
Rua do Comercio nº 1015 – Centro – Alto Bela Vista/SC
Fone/fax: (49) 3455-9048
E-mail: cultura@altobelavista.sc.gov.br

IPIRA
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio
do Município de Ipira
Rua Edmundo Wolfart nº 123 – Centro – Ipira/SC
Fone/fax: (49) 3558-0684
E-mail: cultura@ipira.sc.gov.br

PERITIBA
Diretoria de Cultura
Rua do Comércio 262 – Centro – Peritiba/SC
Fone/fax: (49) 3453-1091

PIRATUBA
Secretaria de Turismo, anexo ao Centro de Eventos
Rua Florianópolis, 246 - Balneário – Piratuba/SC
Telefone (49) 3553-0553
E-mail: turismo@piratuba.com.br

PATROCÍNIO

  • sicoob
  • sebrae